sexta-feira, 23 de maio de 2014

"Discurso de um Átomo Reacionário"

Hidrogênios são uma coisa curiosa
Não?

Não sabemos se os dominamos
Porque desconhecemos suas origens
Sua história
Sua família
E seus antecedentes criminais

Em que canto obscuro
De uma ruela universal
Nos becos de um
Corpúsculo material indefinido

O primeiro hidrogênio
Assaltou o primeiro átomo?

Não
Não se pode confiar nesses hidrogênios

Há alguns séculos diziam
Que eles nem podiam ser considerados
Parte da existência

Não deve ser por acaso
Que eles quase não tem prótons

Não deve ser por acaso
Que eles se concentram
Na periferia das substâncias

Olha, eu acho o seguinte
Hidrogênio bom
É hidrogênio morto

Daqui a pouco não vai dar mais
Pra andar na rua
Sem estar eletrizado

Precisamos de mais tropas
De choque...

Senão, mais dia menos dia
Essas hordas de subpartículas
Selvagens
Vão corromper a integridade
Da matéria

Eu, como um bom átomo de direitênio
De classe média alta
Pai da família B2
Valência de dez salários mínimos
Em união estável com minha querida hidroxila há vinte e cinco anos

Não posso ter nada desses átomos baixos
Em minha eletrosfera
De origem europeia

E não gosto desse negócio
De elétron livre
Pra esses átomos
Da esquerda
Da tabela periódica

E sou a favor da pena de morte

Na verdade
Só queria ser um gás nobre

Mas enquanto não posso
Vou tentar coibir
Aqueles que são mais fracos
Do que eu

Na verdade
Só queria ser um gás nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário